Anais do 27º Simpósio de Geologia do Nordeste

Organizadores

Roberta Galba Brasilino
Silvana Diene Barros
Ignez de Pinho Guimarães
Silvana de Carvalho Melo
Cleide Regina Moura da Silva
Sergio Pacheco Neves
Lauro Cezar Montefalco de Lira Santos
Maria de Lourdes da Silva Rosa
Reinhardt Adolfo Fuck
Vladimir Cruz de Medeiros
Marcelo Souza de Assunpção
Francisco Hilario Bezerra

Apresentação

A Comissão Organizadora do 27º Simpósio de Geologia do Nordeste tem o prazer de saudar a todos os participantes e homenageados desta edição.


Nesta edição do simpósio de Geologia do Nordeste se soma a outros dois importantes eventos a serem realizados simultaneamente: o II Simpósio Brasileiro de Sismologia e o Workshop sobre as Estruturas Profundas da Província Borborema.


A comunidade geocientífica respondeu prontamente a nossa convocação e registramos o expressivo número de 540 resumos, configurando um recorde de trabalhos submetidos entre todas as edições deste importante simpósio regional. Os trabalhos constantes nestes eventos foram organizados e divididos em 12 sessões técnico-científicas. E nas atividades pré-simpósio a realização de 04 minicursos com temas inerentes a geociências.


Como todos devem estar a par, dado a conjuntura política e econômica atual do país, a comissão organizadora percorreu um caminho árduo na captação de recursos para a realização deste evento.


Neste ano em que o primeiro curso de Geologia do Nordeste, sediado em Recife, completa 60 anos de fundação, o 27º SGNE homenageia as geólogas pioneiras formadas nessa Escola, emprestando seus nomes às salas onde serão realizadas as sessões temáticas. As geólogas pioneiras do Nordeste nos inspiraram. Estas mulheres então meninas, ousaram abraçar uma profissão dominada por homens em um tempo em que poucas seguiam carreira técnica. Zenaide Fonseca, posteriormente Alves, foi a mais ousada, concluiu o curso em 1961 e foi à primeira geóloga do Nordeste. Maria Glícia Coutinho seguiu Zenaide e concluiu o curso em 1963. Maria Rosa Cotrim Soares concluiu em 1968 e Maria Auxiliadora e Maria Rosa Granja formaram-se posteriormente em 1969.


Elas abriram o caminho para muitas outras mulheres abraçarem a geologia. A luta por espaço no mercado de trabalho ainda durou décadas, mas hoje, as geólogas podem decidir em que área da Geologia desejam atuar, não ficando mais restritas ao trabalho em laboratórios.


Agradecemos a todos/as os/as participantes deste evento, que temos certeza, será um sucesso! Outras edições virão, sabemos que o simpósio de Geologia do Nordeste, o mais antigo simpósio regional da SBG, será levado adiante por aqueles que acreditam na sua importância para discussões e divulgações das pesquisas realizadas na região nordeste.

Resumos

27º Simpósio de Geologia do Nordeste


Cartografia Geológica, Geofísica e Geotecnologia


Geologia dos Recursos Minerais, Recursos Energéticos e Hidricos


Geotectônica, Geodinâmica e Evolução Crustal


Petrologia, Mineralogia e Geoquímica


Geologia de Engenharia, Geomorfologia, Geologia Ambiental e Aplicada


Geologia Sedimentar e Paleontologia


Ensino e Patrimônio Geológico


Sessão Especial Faixa Sergipana


Workshop de Estrutura Profunda da Província Borborema




II Simpósio Brasileiro de Sismologia

Realização
  • logo sociedade brasileira de geologia núcleo nordeste
  • logo sociedade brasileira de geofísica
Sistema e Design
  • logo ser digital
Patrocinadores
  • logo cprm
  • logo governo federal
  • logo capes
  • logo cnpq

Contato

Entre em contato conosco



XXVII Simpósio de Geologia do Nordeste
contato@geologiadonordeste.com.br

CPRM - Serviço Geológico do Brasil
Av. Sul, Nº 2291, CEP 50.770-011
Afogados - Recife-PE - Brasil
+55 (81) 3316.1431

Sociedade Brasileira de Geologia
CNPJ: 62.916.366/0007-58